terça-feira, 16 de novembro de 2010

Rocky- O Eterno Lutador

  
     Existem filmes que ficam gravados pra sempre em nossas cabeças, seja por suas imagens ou pelas emoções que nos causam. Um bom exemplo disso é a hexalogia que conta a história de um lutador de boxe que estaria destinado à mediocridade se não soubesse aproveitar a grande chance que teve na vida e se não lutasse para que seus esforços não fossem em vão.
     Trata-se de Rocky Balboa, interpretado por Silvester Stallone, boxeador de uma vizinhança italiana pobre na Filadélfia, ele luta no clube de seu bairro por trocados e trabalha cobrando dívidas de agiotas para sobreviver. Tudo muda quando o campeão mundial, em uma jogada publicitária, Apollo "O Doutrinador" Creed (Call Weathers) perde seu desafiante na disputa do título e resolve dar a um desconhecido a chance de enfrentá-lo e o escolhido é Rocky. Disposto a não se deixar virar motivo de piada e saco de pancadas do campeão Balboa resiste bravamente a uma luta de 15 assaltos e em certos momentos se sobressaI ao "Doutrinador".
     Lançado em 1976 "Rocky-Um Lutador" fez um enorme sucesso, pois surgiu em uma época de crise econômica e que a política dos EUA também estava desacreditada devido à Guerra do Vietnã, tornando o personagem um símbolo de esperança e determinação. O filme também mostra as relações pessoais de Rocky enfatizando seu romance com a bela Adryan (Talia Shire) e sua conturbada e depois produtiva relação com o treinador Mickey (Burgess Meredith). Com a emblemática música "Gonna Fly Now" escrita por Bill Conti e dirigido por Johm G. Avildsen a obra emociona e nos ensina que por mais poderosos que sejam nossos adversários o importante  é sabermos nos levantar a cada golpe que recebemos da vida e nunca desistirmos por pior que pareça a situação.
     Seqüências
     O sucesso alcançado por "Rocky-Um Lutador" foi tão grande que no ano de 1979 foi lançado "Rocky II-A Revanche", nesse filme após perder o dinheiro conseguido na luta contra Apollo e ser proibido de lutar por motivos médicos Balboa aceita uma nova luta contra o desacreditado campeão. Com a mesma qualidade do anterior "Rocky II" tem cenas emocionantes como a corrida em que Balboa é seguido por várias crianças e a luta final. A vida pessoal do lutador também é evidenciada por suas dificuldades financeiras e pelo nascimento de seu filho Rocky Jr.
     Em "Rocky III-O Desafio Supremo" de 1982, um agora milionário campeão Rocky Balboa deve enfrentar a si mesmo, recuperar o "olho do tigre" que sua vaidade o fez perder para derrotar seu mais poderoso adversário Clubber Lang (Mister T.). Para superar esses desafios ele conta com a ajuda inusitada de Apollo Creed.
     "Rocky IV" de 1985, é um filme simbólico do período de Guerra Fria e coloca o boxeador soviético Ivan Drago (Dolph Lundgren) como o oponente de Balboa em uma luta emocionante. O filme também mostra a trágica morte de Apollo durante um combate com o gigante soviético e trata de dopping ao relatar a preparação de Drago. A superação de Rocky na luta final ante a hostilização sofrida na URSS e um clip que recapitula eventos dos filmes anteriores também são destaques.
     "Rocky V" lançado em 1990 mostra a decadência de Balboa depois que seu contador lhe aplica um golpe e o lutador perde sua fortuna tendo que voltar a morar no seu antigo bairro, lá ele descobre um jovem talento que mais tarde se vira contra ele e deve lidar com o filho adolescente.
     Em 2007 chegou aos cinemas "Rocky Balboa", filme que serviu para por um fim digno na saga do grande campeão após a fraquissíma quinta parte. Com uma estrutura muito semelhante ao filme de 1976 o sexto filme mostra Rocky víuvo e com dificuldades pra se relacionar com o filho. Vivendo como proprietário de um restaurante italiano Balboa se dedica a uma luta de exibição contra o atual campeão mundial Mason Dixon, que é criticado por ter apenas lutas "fáceis" e em uma simulação virtual feita por um programa de TV perde uma luta para Balboa fato este que o deixa mais desacreditado, e nesse combate Rocky luta para permanecer de pé em uma luta que representa toda sua vida, suas batalhas pessoais e nos mostra que mesmo velho e sem a mesma força de antes a idade não importa porque Rocky Balboa será um eterno lutador.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário