terça-feira, 16 de novembro de 2010

George Orwell, Pink Floyd e Animais.

          Lançado em 1945, o livro "A Revolução dos Bichos" conta a história de uma revolta de animais ocorrido em uma fazenda. Tal  revolta se origina quando, cansados dos maus tratos e do desrespeito que sofrem por parte de seus donos, todos os animais se unem para expulsar os humanos e criar uma sociedade melhor. Os líderes são os porcos Napoleão e Bola-de-Neve e aos poucos os princípios ideológicos da revolução vão se perdendo o que culmina no exílio de Bola-de-Neve o no poderio opressor de Napolão.
     A obra é uma alegoria da Revolução Comunista Russa feita com animais e mostra que quem assumiu o poder fez as mesmas coisas que aqueles que foram destituídos dele. Grandes exemplos disso são as frases que vão mudando durante o livro: o lema "Todos os animais são iguais" se transforma em "Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros" e o afastamento dos filhotes de cachorro que longe de sua mãe são criados para intimidar e destruir os inimigos do regime.
     É interessante acompanhar o livro e ler os fatos históricos ocorridos na Rússia pois isso demonstra a decepção de Orwell com as consequências da Revolução Comunista e mostra que quase sempre na política a retórica é uma mas a postura adotada é outra. 

Animals
     
Faixas:
1 - Pigs on the Wing (part 1) - 1:25
2 - Dogs - 17:08
3 - Pigs (Three Different Ones) - 11:28
4 - Sheep - 10:20
5 - Pigs on the Wing (part 2) - 1:25
     
     Lançado em 1977 pela banda britânica Pink Floyd o álbum "Animals" é totalmente inspirado no livro acima descrito. Roger Waters o baixista, vocalista e principal compositor da banda aliou seu talento aos bandmates David Gilmour (guitarra e voz), Nick Mason (bateria) e Richard Wright( teclados) e concebeu aquele que considero o segundo melhor disco do grupo.
     O disco mantém a qualidade musical sempre presente nos trabalhos do Floyd e junta a isso letras ácidas para criticar o sistema capitalista relacionando cada animal com um determinado grupo. Os porcos (Pigs) são os políticos nojentos que comandam tudo, auxiliados pelos cães (Dogs) que cumprem suas ordens sendo cruéis e que deixam de lado suas emoções pessoais para acabar morrendo sozinhos e as ovelhas (Sheep) representam o restante da sociedade sendo manipulados para atender às necessidades e interesses dos dois primeiros grupos.
     As canções que iniciam e encerram o disco nos mostram que amando e nos importando com os outros podemos nos proteger dos porcos e dos cães e, na nossa sociedade, eles são muitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário