quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Aspectos da Violência no Cinema

     Alfred Hitchcock acreditava que a violência era algo assustador e por essa razão poupava o público de seus filmes de cenas violentas, priorizando desse modo a sugestão que causava o suspense pelo qual suas obrass se tornaram famosas. No entanto outros diretores se tornaram notórios devido ao emprego da violência fluente com a história de seus filmes, mas seus trabalhos não são apenas colagens de cenas violentas sem propósito e tencionam discutir a natureza de tal sentimento tão inerente aos seres humanos.
      Nos filmes "2001: Uma Odisséia no Espaço"(2001: A Space Odyssey, 1968) e "Laranja Mecânica" (A Clockwork Orange, 1971) o visionário Stanley Kubrick relata dois aspectos interessantes relacionados a esse tema. No filme de 1968 durante a "alvorada do homem" os primatas descobrem como matar seus adversários e o poder que isso traz na simbólica batalha por uma poça de água.

     Já no filme de 1971 através da jornada de Alexander De Large (Malcolm Macdowell), um jovem que comete delitos e pratica a ultraviolência por pura diversão, o diretor mostra que muitas vezes os sentimentos agressivos estão presentes de maneira tão marcante na mente de algumas pessoas que suprimi-los tem por conseqüência acabar com sua personalidade.

     Em "Kill Bill-Vol.1"(idem,2004) e "Kill Bill-Vol.2" (idem,2004) Quentin Tarantino conta a história de vingança de Beatrix Kiddo (Uma Thurman), uma antiga matadora de aluguel, que foi espancada por seus antigos colegas e levou um tiro na cabeça desferido por seu  ex-chefe e ex-namorado Bill (David Caradine). Ao engravidar e abdicar da violência em sua vida  o que Beatrix consegue é apenas atrair pra si mais truculência enquanto caça os que lhe fizeram mal depois de sair de um coma de 4 anos. No embate com Bill ele faz questão de deixar claro que eles são pessoas que não nasceram para viver em paz e nesse sentido a elucidativa citação ao personagem Superman é soberba.

     O britânico Christopher Nolan deu ao personagem Batman, oriundo das histórias em quadrinhos, contornos realistas no filme "Batman Begins"(Idem,2005) tanto na concepção do protagonista quanto o contexto de violência urbana e corrupção em que ele está inserido na cidade de Gotham City e aprofundou suas reflexões na continuação "Batman-O Cavaleiro das Trevas" (The Dark Knight,2008) através do personagem Coringa, interpretado de maneira fantástica por Heath Ledger. No filme o Coringa apenas existe, não tem uma identidade ou história de origem como é comum ao gênero, e sua existência é pautada pela violência. O personagem é um elemento do caos e da anarquia, não se importando nem com sua própria vida, desde que cause na mente das pessoas o medo e a sensação de insegurança, e Nolan o utiliza para tentar entender as raízes da maldade.
     A violência faz parte do cotidiano das pessoas e está presente desde os desenhos animados assistidos pelas crianças até as notícias que estão nos jornais e na TV. O que a motiva é a própria natureza humana e por razões diferentes  seus agentes a executam. Ao discorrer sobre ela em seus filmes os cineastas acima citados mostram que o público aceita a violência em suas obras pois ela faz parte de cada um de nós e externá-la é apenas uma questão do contexto de vida em que estamos inseridos.  

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