quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Tommy, Can You Hear Me?


Lançado em 1969 o álbum "TOMMY" da banda inglesa THE WHO pode ser considerado um dos melhores discos de rock de todos os tempos e esse status se deve a diversos fatores.
    Trancados no estúdio por meses Pete Townshend  ( guitarra), Roger Daltrey (vocal) , John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria) conseguiram se unir em prol de um ousado projeto composto por Townshend dando início a uma nova era de prosperidade da banda. Até então o The Who era marcado pelas desavenças internas e pelo poderio do guitarrista e compositor, porém para conceber o disco que é tema deste artigo a banda se uniu e o isolado vocalista ganhou a personalidade do personagem título tornando-se um elo poderoso entre banda e público.
     Na história o garoto Tommy Walker fica cego, surdo e mudo depois de presenciar um assassinato cometido por seus pais, com o passar do tempo  ele torna-se campeão de pinball e também uma espécie de messias. O desenvolvimento da obra é tão bem executado que o disco aborda em seu desenrolar vários temas como por exemplo a relação da sociedade e da religião, fazendo com que uma premissa simples se transforme numa peça crítica e inteligente através de uma história lisérgica e que na época chegou a ser chamada de idiota por alguns.
     O tema central da obra é inspirado no momento espiritual vivido por Townshend que na época era seguidor do guru indiano Meher Baba. Para o compositor Tommy eleva seu espírito a ponto de ganhar contornos messianicos pois sem enxergar, falar e ouvir o garoto atinge níveis de consciência puros que todo o materialismo do nosso mundo nos impedem de alcançar.
    Sempre visionário Townshend extrai de seus companheiros de banda performances fantásticas e após o lançamento desse disco a banda só iria crescer de qualidade pois sempre pensando em se superar o compositor e guitarrista continuou criando obras cada vez mais elaboradas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário