quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Quando Mais Significa Menos...

     Estamos no ano de 2010 e a tecnologia cada vez mais faz parte do cotidiano da pessoas. Recordo que na minha infância não havia tantas ferramentas tecnológicas como hoje em dia, isso demonstra um grande salto tecnológico visto que tenho  apenas 25 anos. Porém nem toda tecnologia é bem utilizada sobretudo pelos adolescentes desse novo século que se iniciou ha 10 anos.
     Há 10 anos atrás fazer um trabalho escolar demandava um certo esforço que tinha por consequência um bom aprendizado , uma vez que, para a concepção desses trabalhos era necessário que fossem realizadas pesquisas das quais as conclusões resultavam no material que era entregue às professoras.
     Pois bem, com o advento da expansão da Internet e consequentemente de ferramentas mais sofisticadas de pesquisas pode-se notar que ao invés de melhoras em todo o processo de aquisição de informação o que existe é exatamente o oposto. Um adolescente usa técnicas que facilitam seu trabalho ( por exemplo ctrl+c - ctrl+V ) e perde um precioso tempo , que poderia render uma boa pesquisa, vendo bobagens na Internet e idolatrando produtos ridículos que a mídia nos empurra goela abaixo ( Restart, NX Zero, Cine etc.) o que resulta em trabalhos "frios" ( denominação usada por uma antiga professora minha) e sem o cuidado e atenção necessários.
     Enfim o que concluo é que mesmo com boas tecnologias a disposição parece que isso tem o efeito inverso e ao invés de melhorar o nível intelectual das pessoas tem o efeito contrário o que me faz deduzir que quando se trata de tecnologia nesse caso especifico mais pode significar menos.

Um comentário:

  1. Qual é a diferença entre 99% dos sites (incluindo wikipedia) e os trabalhos dos alunos? É Tudo cópia... Não é o conteúdo da informação é seu tratamento, lapidação. A diferença entre antes trabalhos deste gap de 10 anos é meramente estética. Não vejo grande advento de novas informações, apenas maior facilidade de busca. Porém não podemos esperar muito de trabalhos escolares. Uma vez que em 10 anos alunos não alfabetizados continuam a seguir series a frente e os livros didáticos são escritos pelos mesmos autores. Quem acredita em pesquisas de opinião? Mídias? Abraço truta!

    ResponderExcluir