quarta-feira, 15 de outubro de 2014

"Você mesmo disse sua besta. Somos os Guardiões da Galáxia."

     

     Você já parou pra pensar na diversidade de um grupo de amigos? Ou mais especificamente no seu grupo de amigos? Mesmo que toda "turma" funcione dentro de uma estrutura arquetípica (o mais alegre e piadista, o mais sério e introvertido, o mais irritadiço, etc.) é curioso e deveras interessante notar como pessoas aparentemente diferentes umas das outras possam formar um grupo de amigos que muitas vezes perdura por anos e como todas essas caractrísticas individuais funcionam dentro de um contexto permeado pela pluralidade. A amizade e o que leva pessoas distintas a formar um grupo unido e coeso são os temas centrais do excelente Guardiões da Galáxia (Guardians of the Galaxy, 2014) de James Gunn, aventura cósmica do Marvel Studios que expande o universo da "Casa das Idéias" nos cinemas e apresenta ao grande público um grupo de heróis quase desconhecidos em uma aventura empolgante, divertida e emocionante.
     Depois de ser abduzido da Terra ainda criança Peter Quill (Chris Pratt), ou Senhor das Estrelas como gosta de ser chamado, se torna um saqueador interplanetário e toma posse de um item misterioso denominado orbe. Depois disso se vê acossado pelos caçadores de recompensas Rocket Racoon ( voz de Bradley Cooper) um irráscivel e genial guaxinim e Groot (voz de Vin Diesel) uma árvore dotada de consciencia e com caractrísticas especiais, a assassina Gamora (Zoe Saldana) e seus colegas saqueadores. Essa situação resulta em uma confusão no planeta Xandar e Quill, Rocket, Groot e Gamora são presos, na cadeia conhecem Drax (Dave Bautista) um assassino em busca de vingança depois da morte de sua família. Da maneira mais inesperada esse grupo se une para arquitetar uma fuga e evitar que Ronan, O Acusador (Lee Pace) se apodere do orbe e o utilize para destruir o planeta Xandar e para tal contam com a ajuda dos saqueadores liderados pelo engraçado e ameaçador Youndu (Michael Rooker) que também tem interesse em possuir o orbe.
     Sem se levar a sério o filme desenvolve bem os personagens e suas interações o que gera ótimas piadas que fazem refência à cultura pop,é incrível por exemplo como o texto da uma fluidez às situações para surjam piadas sobre Kevin Bacon e o pintor Jackson Pollock. Além da inteligência do roteiro Gunn se mostra um hábil diretor ao utilizar a trilha sonora, composta por hits dos ano 70 e 80, como um interessante elemento narrativo se encaixando no contexto das cenas uma vez que um walkman é a única ligação de Peter Quill com o planeta Terra. Duas cenas bem bacanas mostram o esmero ao conciliar a música com as imagens : uma logo no começo do filme quando o Senhor das Estrelas dança alegremente ao som de "Come and Get Your Love" do Redbone e ignora os perigos a sua volta e na cena de fuga da prisão quando toca a música "Escape (The Piña Colada Song)" de Rupert Holmes.
    O grande mérito do roteiro escrito pelo diretor James Gunn e Nicole Perlman é dar ao filme o equilíbrio perfeito entre aventura, humor e drama. Sempre hilário e debochado o filme também dá aos personagens um estofo dramático que gera cenas introspectivas e tocantes e sabe fazer isso sem soar piegas mantendo o tom caricato que torna seus  personagens incríveis. Em um elenco composto por atores competentes é Chris Pratt que se destaca pois seu Peter Quill tem as caractrísticas necessárias para que tenhamos empatia pelo seu personagem ao enaltecer as virtudes de sua indole e criamos imediatamente uma grande identificação por ele, que dançando na frente do vilão ou se emocionando ao ler uma carta de sua falecida mãe nos mostra seu carisma.
      Alguém já definiu Guardiões da Galáxia como "2 horas de felicidade" e é notável a qualidade do filme por entregar exatamente isso ao público, o prazer que sentimos vendo um humano, um guaxinim, uma árvore, uma assassina verde e um cara que não entende ironia e sarcasmo se unirem em prol de uma boa causa. Guardiões é sem sombra de dúvida o melhor filme da Marvel até agora pois se difere ao dar a seus personagens características humanas principalmente ao descobrirem aos trancos e barrancos um dos mais belos sentimentos existentes: a amizade verdadeira.

Um comentário: