segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Obras-Primas Perdidas...

     Meu intuito ao criar este blog nunca foi impor minha opinião ou fazer críticas, apenas expressar idéias e escrever sobre coisas que gosto. Acreditando que é mais interessante tentar transmitir os conceitos do que permear o texto de didatismos espero que ao final de cada artigo os leitores reflitam sobre as obras aqui citadas ,gerando assim, interesse pelas mesmas.
     O artigo de hoje dá início a uma coluna em que meu intento é divulgar obras perdidas no tempo, esquecidas ou desprezadas pelo público e pela crítica, porém cultuadas por suas qualidades e valorizadas por seus seguidores.
     Para iniciar essa coluna escolhi um filme sueco do ano de 1974 chamado originalmente "THRILLER- EN GRYM FILM",  escrito e dirigido por Bo Arne Vibenius.Fora da Suécia o filme recebeu nomes como: "THRILLER- A CRUEL PICTURE" (Thriller-Um Filme Cruel), "HOOKER'S REVENGE" ( A Vingança Da Prostituta ) e o meu  favorito que é...

THEY CALL HER ONE EYE


     "O filme que não tem limites pra maldade" essa frase do cartaz é o prenúncio das desgraças que estão por vir no decorrer do filme . Logo no início uma linda garotinha chamada Madeleine é estuprada por um velho, a experiência é tão traumática que a garota perde a fala. Com o passar dos anos Madeleine (brilhantemente interpretada por Christina Lindberg) vive em uma fazenda com os pais e faz terapia , em uma de suas idas  à cidade a garota perde o ônibus  e recebe a ajuda de Tony um homem gentil que a oferece uma carona e um jantar.
     No entanto tanta gentileza tinha os sórdidos propósitos de aliciar a jovem à prostituição e levá-la a dependência de heroína afastando assim a garota de sua família. Forçada a fazer uso da droga e manter relações sexuais com os mais nefastos clientes, a garota fere um deles e, em represália a seu ato, o cafetão lhe arranca um olho.
     Com o passar do tempo Madeleine resolve desenvolver habilidades com o único propósito de se vingar. Para desenvolver seu plano aprende a atirar, lutar karate e dirigir carros velozes. No desenrolar de sua vingança ela caça os seus antigos clientes e deixa Tony por último pois a ele reserva o pior castigo.
     O filme em questão possuí uma atmosfera muito triste e  cenas fortes de violência e sexo explícito ( filmadas com prostitutas) e por isso foi censurado e proibido em diversos países sendo relegado por muito tempo ao esquecimento. Um fato interessante é que esse filme foi uma das diversas inspirações do diretor Quentin Tarantino na criação de "KILL BILL" (idem, 2004) ,sendo a personagem caolha Elle Driver a mais evidente referencia à obra sueca.
       A magia do cinema consiste em seu poder de envolver o público na história causando empatia pelos personagens e esta obra ,por mais desagradável que seja em diversas passagens, possuí essa característica já que acompanhamos o sofrimento de Madeleine e sua jornada em busca de vingança, partilhando com a personagem sua redentora glória ao final do filme 

Nenhum comentário:

Postar um comentário