quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Kevin Smith

    
    Nerd, quadrinista, escritor e diretor esses são alguns adjetivos que podem definir Kevin Smith. Mesmo que atualmente esse grande artista se encontre no que pode ser chamado de "limbo criativo" vale a pena relembrar seus grandes momentos nos anos 90.
     No ano de 1994 o jovem oriundo do estado americano de New Jersey, juntamente com o amigo Scott Mosier, criou a  View Askew Productions e deu início à série de 5 filmes (todos eles comédias) que ficaria conhecida como "View Askewniverse", são eles "O Balconista" (Clerks, 1994), "Barrados No Shopping" (Mallrats, 1995), "Procura-se Amy" (Chasing Amy, 1997), "Dogma" (idem, 1999) e "O Império Do Besteirol Contra-Ataca" (Jay & Silent Bob Strikes Back, 2001).
     Ambientadas em New Jersey as supracitadas obras foram escritas e dirigidas por Smith que sempre foi hábil escritor de diálogos e soube dosar comédia com doses de drama criando um amálgama cinematográfico  que não descaracterizava nenhum dos gêneros. Outro fator interessante dos filmes do "View Askewniverse" são as inúmeras referencias à cultura pop ,sendo que, destacam-se as citações a "Star Wars" saga da qual o diretor é fã.
    Nessas comédias Kevin Smith variou seus temas sem perder suas melhores qualidades. Passando pelo cotidiano de dois balconistas, vadiagem no shopping, amores impossíveis, religiosidade e o puro besteirol que encerra a saga onde vários personagens dos filmes anteriores retornam para pontas importantes pra história. Outro destaque eram os personagens Jay( Jason Mewes)  e Silent Bob ( interpretado pelo próprio Smith), dois traficantes e maconheiros que sempre levavam o público ao riso e apareciam nas horas certas para ajudar os protagonistas em qualquer situação complicada em que estivessem.
     Depois dessa saga Smith não conseguiu alcançar o mesmo patamar de qualidade sendo que de seus filmes recentes apenas "O Balconista 2" (Clerks 2, 2006) merece mais atenção  justamente por retornar às origens do próprio diretor retomando os personagens de seu primeiro filme. Vale lembrar que Kevin Smith é um grande diretor e roteirista, criou  filmes engraçados e inteligentes, está meio enferrujado mas eu ainda acredito que possa nos brindar no futuro com mais obras tão boas ou até melhores que as do início de sua carreira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário