segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A Odisséia dos Cisnes

    
     A criação artística é algo que demanda um trabalho deveras complexo e árduo quando se almeja alcançar a perfeição. Em busca de excelentes resultados, muitos artistas se envolvem com os personagens e se entregam de corpo e alma seja no teatro, na dança ou no cinema. Em seu novo filme, "Cisne Negro" (Black Swan, 2011), o diretor Darren Aronofsky aborda esse tema ao mostrar a história de Nina Sayers ( atuação brilhante de Natalie Portman), uma bailarina que deve dar vida às gêmeas que protagonizam a obra "O Lago dos Cisnes".
     Nina tem 28 anos e vive com a mãe Erica (Barbara Hershey) uma ex-bailarina que se dedica  à carreira da filha,  Erica fracassou na carreira e projeta na filha sua culpa e suas esperanças, cerceando inclusive a  privacidade de sua rebenta. Sem expressividade e paixão mas com uma boa técnica Nina faz o teste para viver o Cisne Branco e o Cisne Negro em "O Lago dos Cisnes" e é aprovada, cabe ao diretor do espetáculo Thomas (Vincent Cassel) extrair dela os sentimentos necessários para que em sua interpretação ela execute as nuances dos dois personagens de maneira impecável. Aos poucos Nina passa a ter alucinações, aparecem machucados estranhos e ela se sente ameaçada por Lilly ( Mila Kunis) a nova bailarina da compania. Entretanto o que a bailarina descobrirá é que para compor seu trabalho sua maior adversária será ela mesma.
     Com uma história bem contada e que aborda temas como frustração, sexualidade reprimida, traições, obsessão e vaidade "Cisne Negro" também conta com um excelente elenco e ótimas coreografias de ballet sobretudo na bela e fantástica cena final onde Nina atinge o limite extremo entre sanidade e loucura para interpretar os personagens de uma maneira pura e única.

Nenhum comentário:

Postar um comentário