Foi-se o tempo em que desenhos animados eram exclusividade das crianças. Muitas obras desse segmento apresentam histórias cativantes também para os adultos, bons exemplos disso são os filmes da série "Shrek" e especialmente os filmes da Pixar Animation Studios .
Com filmes produzidos em computação gráfica e histórias bem contadas através de roteiros impecáveis (com destaque para "Vida de Inseto", "Os Incríveis" e Up-Altas Aventuras") a Pixar alcança a cada novo trabalho um patamar crescente de qualidade e toda essa história de sucesso teve como marco inicial o filme que é o tema do post de hoje: "Toy Story" do ano de 1995.
Um Mundo de Aventuras
O filme conta a história dos brinquedos que pertencem ao garoto Andy, brinquedos estes que na ausência de seres humanos ganham vida, e vivem harmoniosamente no quarto do garoto sendo o cowboy Woody o favorito da criança. No seu aniversário Andy ganha de presente um "Buzz Lightyear" boneco de astronauta que desconhece sua gênese lúdica e acredita realmente que é um patrulheiro espacial. Com a chegada de Buzz, Woody passa a ser preterido por seu dono e é acometido por uma crise de ciúme. Tentando se livrar de seu nemêsis Woody faz com que Buzz vá parar na casa do vizinho Syd, um garoto problemático que tem como forma de lazer torturar brinquedos.
Arrependido e em busca de redenção o cowboy parte pra uma arriscada missão de resgate e essa missão será mais complicada pois a família de Andy está de mudança. "Toy Story" foi o primeiro longa-metragem concebido em computação gráfica da história do cinema mas a qualidade de seu roteiro também contribuí para que o filme seja um marco da animação.
Toy Story 2
Em 1999 foi Woody, agora o melhor amigo de Buzz, que precisou ser resgatado quando foi roubado por um ganancioso colecionador de brinquedos. O resgate de Woody é uma missão liderada por Lightyear e conta também com a participação de outros brinquedos do quarto de Andy como o dinossauro Rex, o Porquinho, o Sr. Cabeça de Batata e o cão de mola Slinky.
Em seu cativeiro Woody descobre que é um boneco raro baseado em uma antiga série de tv e conhece o cavalo Bala-no-Alvo, a vaqueira Jesse e o o mineiro Pete também personagens do programa. O resgate de Woody proporciona cenas memoráveis de ação e humor, o roteiro do filme trata de temas como solidão e abandono e por esses motivos "Toy Story 2" acaba se tornando melhor que seu antecessor.
Toy Story 3
No ano 2010 a saga dos brinquedos de Andy chegou ao fim. Já indo pra faculdade o garoto precisa decidir qual será o destino de seus brinquedos. Woody é escolhido para ir com Andy para a faculdade e seus amigos terão como destino o sótão. Por engano os brinquedos são jogados no lixo mas escapam do saco e pensando que seriam jogados fora resolvem entrar na caixa de doações,fato este que os leva até a creche Sunnyside, local que resolvem adotar como seu novo lar. Todos são bem recebidos pelo urso Lotso mas logo descobrem que ele é um tirano e também amargurado que transforma os brinquedos em seus escravos transformando a creche Sunnyside em um pesadelo. Fora da creche Woody precisa tirar os amigos de lá e convencê-los a voltar para a casa de Andy antes que o garoto vá embora para a faculdade, entretanto não será nada fácil pois Lotso possui um complexo sistema de segurança que transforma os brinquedos em prisioneiros e desta vez os perigos serão maiores.
"Toy Story 3" marca a despedida dos personagens que o público aprendeu a amar desde 1995 e tem cenas emocionantes que nos deixam tristes mas também nos fazem pensar na continuidade da vida ,uma vez que, as mudanças acontecem e muitas vezes deixamos pra trás pessoas que amamos mas devemos seguir em frente e nunca esquecer de como essas pessoas foram importantes pra nós.
Tratando de temas pertinentes à vida de qualquer pessoa os filmes da série "Toy Story" divertem e emocionam. Podem ser vistos por crianças e adultos que juntos podem aprender através das metáforas contidas nas belas histórias-sobre amizade, lealdade e companheirismo- desses amáveis brinquedos que no fim são para todas as idades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário