terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Salve o Corinthians...


Se no texto sobre a série “FDP eu enaltecia a magia que o futebol exerce sobre as pessoas esse sentimento é ainda mais forte quando se trata do Sport Clube Corinthians Paulista. Fundado no bairro do Bom Retiro no dia 1º de setembro do ano de 1910, o Corinthians foi, é e sempre será o “time do povo”.   
                Em 2010, ano do centenário do timão, uma trilogia de documentários e um livro foram lançados para celebrar a data, enaltecer toda a trajetória do time e tentar compreender o que move o torcedor do corinthiano.
Todo Poderoso – O Filme: 100 Anos de Timão
                O documentário tem início mostrando a reunião entre os pintores Antônio Pereira e Joaquim Ambrósio, o sapateiro Rafael Perrone, o motorista Anselmo Correia e o trabalhador braçal Carlos Silva que impressionados com uma excursão do time inglês Corinthian Team em terras brasileiras resolveram em sua homenagem criar o Corinthians.
Desde a luta para o time integrar a liga de futebol paulista comandada por times ricos na década de 1910 passando pela rivalidade com o Palmeiras, o São Paulo e o Santos, a invasão ao Rio de Janeiro em 1976, a democracia corinthiana até a contratação de Ronaldo , o Fenômeno esse  tributo ao Corinthians é feito de maneira eloquente e apaixonada com depoimentos  de ex-jogadores, torcedores (dos mais simples aos mais ilustres), especialistas em futebol e jornalistas. Além das glórias são mostrados também os momentos tristes como a morte dos jogadores Eduardo e Lidu, o jejum de 23 anos sem títulos, o tabu contra o Santos e o rebaixamento no Campeonato Brasileiro de 2007.
Toda essa história também está relatada de forma mais detalhada no livro Centenário do Corinthians escrito por André Martinez.  O destaque do livro fica por conta dos ídolos corinthianos enaltecidos pelo autor e também por revelações de bastidores da história do clube o que fortalece ainda mais suas figuras lendárias.

23 Anos em 7 Segundos – O Fim do Jejum Corinthiano

Só mesmo um time como o Corinthians para passar 23 anos sem ganhar nenhum título e ver crescer o número de torcedores. Mesmo sem conseguir conquistar títulos ou bater o Santos de Pelé e sendo alvo de piadas dos torcedores de outros clubes . O torcedor corinthiano sofreu mas alcançou sua recompensa, seu êxtase na final do Campeonato Paulista de 1977 contra o temido time da Ponte Preta.
Em um jogo histórico depois de uma vitória por 1x0 e uma derrota por 2x1, o título foi merecidamente conquistado no terceiro jogo das finais contra  a “Macaca” com um gol “chorado” de Basílio aos 36 minutos do segundo tempo. Toda a história desse jogo e de seus ilustres personagens está contida neste documentário que mostra como o time liderado pelo técnico Brandão se preparou para alcançar o êxito. Outro destaque são os depoimentos de Marlene Matheus sobre o seu falecido e folclórico marido presidente do time na ocasião.
               
4X Timão
                Até o ano de seu centenário o Corinthians havia conquistado 4 títulos do Campeonato Brasileiro nos de 1990 contra o imbátivel São Paulo dirigido por Telê Santana, em 1998 contra o Cruzeiro, 1999 contra o Atlético Mineiro e 2005 em um campeonato disputado por pontos corridos.
                Neste documentário cada título é relembrado pelos seus respectivos ídolos que se destacaram na conquista: Neto 1990, Dinei 1998, Marcelinho Carioca 1999 e o zagueiro Betão em 2005. Contando as histórias de vida  deles o filme mostra a determinação de cada um para alcançar o sucesso no futebol e o respeito pela camisa do Corinthians
     Talvez o mais emocionante seja o capítulo sobre Neto onde o ex-jogador abre o coração e se emociona ao falar da família. O documentário também tem um trecho jocoso sobre o campeonato de 2005 quando o timão bateu o time do Santos pelo placar de 7x1.
Ver ou rever esses documentários tem um sabor especial para o bando de loucos em um ano de tanta alegria pois a gloriosa história do clube ao longo de 102 anos, teve  alguns de seus mais brilhantes capítulos com conquista inédita da Copa Libertadores da América e no último dia 16 de dezembro o bicampeonato mundial de clubes.

O Campeão dos Campeões

Mesmo que seja difícil definir em palavras o amor pelo Corinthians vale lembrar a todos, inclusive os detratores do Timão, que um time com tantas glórias  habita 30 milhões de corações por ter em sua história muita luta e sofrimento, características inerentes ao povo brasileiro. Daqui pra frente quando nós corinthianos formos indagados sobre  nosso amor ao Timão poderemos dizer simplesmente que somos torcedores do Corinthians, o melhor time do mundo, o campeão dos campeões. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário