Mesmo com a crescente atenção dada ao cinema nacional por parte do público, algumas excelentes obras ainda passam despercebidas e esse é o caso de Falsa Loura, do ano de 2008, filme escrito e dirigido por Carlos Reinchenbach. O filme conta a história de Silmara (Rosanne Mulholland) uma operária de fábrica que depois de tirar o macacão de trabalho se revela uma bela mulher que chama atenção por onde passa e vive com o pai desempregado (e misterioso) em um bairro pobre.
A maior diversão de Silmara é ir ao Clube Alvorada aos finais de semana e é lá que se iniciam eventos marcantes na vida da garota quando ela vai assistir um show da banda "Bruno e seus Andrés". Depois de se encantar com Silmara, o vocalista da banda chamado Bruno ( Cauâ Reymond) conduz a garota pelo que parece ser um conto de fadas e eles iniciam um affair. No entanto Bruno revela-se não o homem romântico que Silmara imaginava mas sim um canalha que a ilude e a ofende. Logo após esses eventos os contatos de Antero (João Bourbonnais), o pai de Silmara, conduzem a garota até o cantor romântico Luís Ronaldo (Maurício Mattar) para que ela apenas seja sua acompanhante durante um final de semana (pelo menos é isso que fazem ela acreditar), o que na verdade se revela um caso de prostituição.
A temática de Falsa Loura é interessante pois Reinchenbach trata de ilusões e sonhos desfeitos. Silmara é vítima de sua beleza-tornando -se assim apenas um objeto de desejo e prazer- tem fantasias com os cantores que admira mas quando os conhece percebe que eles não são diferentes dos homens com quem convive no dia-a-dia. O trunfo de Falsa Loura é equilibrar as fantasias bregas e caricatas de Silmara com o impacto de realidade que a garota sofre ao fim do filme e nesse aspecto o contraponto entre as letras cafonas de Bruno e Luís Ronaldo com a simbólica nudez de Silmara ( em que entendemos o nome do filme) é soberba. O resultado é um filme que faz rir por sua cafonice mas que é realista e dramático ao abordar as conseqüências das decepções sofridas por uma garota que apesar de aparentar ser forte na verdade é ingênua e sonhadora assim como muitas outras de nosso país.
Nenhum comentário:
Postar um comentário