Assim como as tradições natalinas os filmes sobre o tema são uma constante nessa época do ano e como a maioria delas é voltada ao público infantil é comum pensar nesses filmes enfadonhos e previsíveis. Entretanto, existem obras com uma visão tão peculiar e interessante sobre a data que merecem uma olhada, seja pelo seu cunho reflexivo ou simplesmente por pura diversão. Abaixo listados estão filmes que considero essenciais nesse aspecto:
Gremlins
Quando Billy (Zack Galligan) ganha de seu pai o pequeno Gizmo, um bichinho diferente de tudo que ele já viu, recebe também a incumbência de seguir rigorosamente três regras: não expô-lo ao sol, não alimentá-lo depois da meia-noite e não molhá-lo.
Acidentalmente uma das regras é quebrada e Gizmo dá origem a milhares de monstrinhos verdes, os Gremlins, que destroem tudo por onde passam e ameaçam a cidade de Kingston Falls. Ao lado de sua namorada Kate (Phoebe Cates), Billy tem agora a missão de deter as criaturas para que elas não prejudiquem ainda mais o Natal. Aventura que mescla bem elementos de terror e comédia, Gremlins é diversão garantida.
Monty Python
Depois de uma trajetória de sucesso na TV o grupo humorístico britânico Monty Python se aventurou na sétima arte e no ano de 1979 (depois dos bem sucedidos E Agora Algo Completamente Diferente de 1971 e Em Busca do Cálice Sagrado de 1975) a trupe criou uma hilariante história sobre um homem que desde o nascimento é confundido com Jesus Cristo. Já em 1983 o Mpnty Python expandiu suas idéias em O Sentido da Vida, onde discorre sobre os maiores mistérios da vida e do universo.
Graham Chapman, John Cleese, Michael Palin, Eric Idle, Terry Jones e Terry Gilliam se desdobram em diversos papéis e com um texto irreverente , inteligente e por vezes comovente levam ao público duas das melhores e mais filosóficas (sobretudo em O Sentido da Vida) comédias de todos os tempos.
Os Fantasmas de Scrooge
O avarento Ebenezer Scrooge abomina o Natal e em uma noite da data festiva é visitado por três fantasmas: o do Natal passado, do Natal presente e do Natal futuro.Durante as visitas inusitadas o protagonista descobre que tem potencial para se tornar uma pessoa melhor.
Adaptada para a TV e o cinema diversas vezes, em 2009 a mágica história escrita por Charles Dickens ganhou essa versão em animação dirigida por Robert Zemeckis e com Kim Carrey interpretando Scrooge através da dublagem e captura de movimentos.
Férias Frustradas de Natal
Clark Griswold (Chevy Chase) promete um natal inesquecível para sua família mas desde a aquisição da árvore passando pela decoração e a recepção dos parentes tudo sai errado.
Terceiro filme da "saga" dos Griswold Férias Frustradas de Natal conta com piadas inspiradas e a presença sempre hilária de Randy Quaid interpretando o primo Eddie.
Vale lembrar que todos os filmes mencionados são facilmente encontrados nas locadoras.