terça-feira, 20 de novembro de 2012

A lenda termina.


     Depois de quatro filmes irregulares, lançados entre 1989 e 1997 sendo dois deles dirigidos por Tim Burton e os outros dois por Joel Schumacher, o personagem Batman precisava de um reboot pois as supracitadas obras falhavam na caracterização do protagonista ou no tom da história que por vezes se assemelhavam a comédias e desrespeitavam os elementos que consagraram o personagem. Foi nesse contexto que o diretor britânico Christopher Nolan foi contratado pela Warner Bros. para criar um filme que honrasse todas as características que consagraram o “Homem-Morcego” e resultado não poderia ser melhor. Em Batman Begins, lançado em 2005, o herói mascarado deve enfrentar seu mentor, e líder da organização terrorista denominada Liga das Sombras, Ra's Al Ghul ( Liam Neeson) e em  Batman-O Cavaleiro das Trevas, de 2008 o embate é contra o anárquico e violento Coringa (Heath Ledger). O diferencial dos filmes de Nolan consiste nos contornos realistas tanto na concepção de Bruce Wayne quanto no contexto de violência urbana e corrupção no qual ele está inserido. Em Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge, filme com o qual Nolan encerra de forma brilhante sua trilogia do personagem, Wayne tem que enfrentar seu maior desafio ao confrontar novamente a Liga das Sombras personificada no vilão Bane (Tom Hardy) para alcançar seu maior objetivo: se tornar um símbolo na luta contra a injustiça.
     Passados 8 anos dos eventos que encerraram o segundo filme, Gotham City é uma cidade mais segura depois que a Lei Harvey Dent entrou em vigor e sem a necessidade das atividades do Batman, Bruce Wayne se tornou um homem recluso. No entanto quando sua casa é invadida pela ladra Selina Kyle (Anne Hathaway) e o Comissário Gordon (Gary Oldman) é baleado por mercenários que trabalham para Bane, Wayne percebe que uma nova ameaça está surgindo e deve novamente vestir a armadura. A decisão de Bruce é apoiada pelo jovem policial John Blake (Joseph Gordon-Levitt) que no passado descobriu sua dupla identidade, mas não é bem aceita pelo mordomo e amigo Alfred (Michael Kane). Por estar despreparado depois de tanto letárgico o herói vê tudo pelo que lutou ruir quando Bane lhe impõe uma derrota moral e física. Após sua derrocada Wayne é mantido cativo em uma prisão, localizada em uma região remota, para que possa testemunhar pela televisão um plano de destruição de Gotham que consiste em isolar a cidade e explodir uma bomba nuclear. Em sua clausura o vigilante deve aprender lições sobre si mesmo, preparar seu corpo e sua mente e encontrar meios para fugir e salvar sua cidade natal.


      Apoiado no carisma de seus personagens o filme apresenta ao público o sinistro Bane, ex-membro da Liga das Sombras, que usa uma máscara para aliviar suas dores crônicas e é portador uma presença assustadora. Com uma atuação marcante Tom Hardy dá ao personagem o tom certo de crueldade e humanidade quando sua origem é revelada ao público. Com a incumbência de personificar a Mulher-Gato Anne Hathaway mostra a competência habitual ao aliar sensualidade, inteligência e carga dramática em uma personagem cuja dualidade na relação com o protagonista se revela uma das coisas mais interessantes de todo o filme. Mesmo que Bane e Mulher-Gato sejam os destaques o filme também abre espaço para que os personagens John Blake, Lucius Fox ( Morgan Freeman) e  a empresária Miranda Tate ( Marion Cotillard)  ajudem a compor a base de uma história emocionante e bem estruturada sendo esta última personagem citada responsável pela grande reviravolta de “...Ressurge”, reviravolta esta que está diretamente ligada à formação do Batman.

     Outro destaque são as cenas de ação bem produzidas e que dão ao Batman a oportunidade de utilizar novos elementos de seu arsenal como armas de pulso eletromagnético e o "Morcego", aeronave essencial para o êxito do herói. Nolan merece os méritos do sucesso dos filmes pois além de ser um exímio diretor soube escolher muito bem o elenco e seus colaboradores como o excelente Christian Bale que entregou a melhor personificação cinematográfica de Bruce Wayne/Batman, Jonathan Nolan e David S. Goyer que  auxiliaram na concepção dos roteiros da trilogia e Hans Zimmer responsável pelas  trilhas sonoras com destaque para a música Gotham's Reckoning que pontua alguns dos momentos mais tensos do novo filme
     Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge trata em sua essência do legado que deixamos  em um filme épico, que relata a jornada de um herói em sua luta ideológica por esperança em uma sociedade combalida, nos lembramos de um dos conceitos mais presentes em toda a saga: para que Bruce Wayne possa cumprir sua missão ele deve tornar-se algo maior que um homem, deve se tornar uma lenda. 


quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Busca Implacável 2


     Acredito que versatilidade e a capacidade de reinventar a si mesmo (e sua imagem) sejam essenciais ao trabalho de um ator e nos últimos anos o irlandês Liam Nesson vem se mostrando deveras habilidoso no uso dessas qualidades. Um dos filmes que mais se destaca na filmografia do ator é sem dúvida o drama A Lista de Schindler dirigido por Steven Spielberg no entanto ele é capaz de transitar em filmes marcantes de diversos gêneros sempre dando credibilidade e gerando interesse pelos projetos em que está envolvido. Seja como o mestre Jedi Qui-Gon- Jinn de Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma, o terrorista Ra's Al Ghul de Batman Begins ou mesmo a voz do leão Aslan em As Crônicas de Nárnia, Nesson consegue transmitir ao público de maneira convincente a eloquência das motivações de seus personagens e um dos filmes em que isso fica mais evidente é Busca Implacável lançado em 2008.
     No filme Nesson interpreta Brian Mills um ex-agente do governo americano que abandonou a truculência do trabalho para ficar mais perto da família e acompanhar o crescimento da filha Kim (Maggie Grace). Infelizmente o plano de Brian falhou, ele está divorciado e tem que conviver com o fato de que talvez o amor que sua filha sinta por ele pode ser suplantado pela vida luxuosa que o novo marido de sua mãe pode oferecer. Fazendo bicos de segurança e questionado pelos antigos colegas se não sente falta da ação de outrora Mills é forçado a utilizar novamente suas habilidades de combatente quando Kim é sequestrada na cidade de Paris. Com apenas 96 horas para resgatar a garota antes que fique impossível encontrá-la e ela seja vendida à uma rede de prostituição gerenciada por bandidos albaneses Brian Mills não poupa esforços ( entenda-se tiros e golpes de krav maga) para que sua missão de resgate tenha êxito. 
     Além do excelente desempenho de Liam Nesson Busca Implacável tem uma história simples mas bem contada e cenas de ação caprichadas, esses fatores contribuíram para que o filme fosse um grande sucesso e o excelente retorno financeiro do filme garantiu a produção de Busca Implacável 2. Na trama do novo filme Murad (Rade Sherbdgia), pai de um dos sequestradores do filme original, planeja se vingar de Brian sequestrando além dele sua ex-esposa Lenore ( Framke Jenssen) e Kim, mas por uma falha na execução do plano de Murad a filha de Brian escapa e com um celular escondido Mills consegue orientá-la para que ela possa resgatar os pais cativos. Depois de liberto o protagonista não tem outra escolha senão confrontar a quadrilha de Murad.
     Contando novamente com um elenco eficiente liderado por Nesson o experiente e competente produtor Luc Besson, que também é um dos responsáveis pelo roteiro, promete (pelo que se pode ver nos trailers) entregar novamente ao público um filme com excelentes cenas de ação mas que também deve ser enaltecido pelo estofo dramático que dá aos seus personagens.