O jovem Super-Homem do século XXI.
Quando foi divulgada pela Warner em meados de 2002 a série Smallville causou estranheza por inserir na mitologia do Homem-de-Aço fatores que geraram uma imensa polêmica.Como era possível que Clark Kent e Lex Luthor fossem grandes amigos? Alardeados os fãs do azulão se preocupavam com o que mais poderia ser alterado na história do super-herói e no frigir dos ovos qual foi o resultado disso?
Sucesso. Smallville não só se tornou febre nos EUA e no Brasil como serviu para mostrar a força do Super-Homem ante a onda de adaptações cinematográficas de super-heróis (como por exemplo,X-Men e Homem-Aranha) renovar a já desgastada imagem do herói depois de 64 anos de existência e garantir a volta do azulão aos cinemas com Superman – O Retorno (com estréia marcada para o dia 15 de julho no Brasil).
Não é difícil entender as razões que levaram a série ao sucesso.Em primeiro lugar pode-se destacar o elenco que conta com os jovens e talentosos Tom Welling(Clark Kent), Kristin Kreuk (Lana Lang), Allison Mack (Chloe Sullivan) , Sam Jones III (Pete Ross, que permaneceu até o fim da 3º temporada) e Michael Rosenbaum(Lex Luthor). Além dos veteranos John Glover(Lionel Luthor), John Schneider(Jonathan Kent) e Annete O`toole (Martha Kent). A série também conta com ótimos atores que fazem participações especiais.
Outro fator que contribui para o êxito da série é sem dúvida a boa utilização dos efeitos especiais que não são meros pretextos para o estúdio mostrar seu poderio tecnológico, mas sim fazem parte da história, como por exemplo o desenvolvimento dos poderes de Clark . A produção também é caprichada com bons figurinos e ótimos cenários.
Mas sem dúvida a chave do sucesso foi recriar para os dias de hoje toda a história do Homem-de-Aço desde sua adolescência na pequena cidade de Smallvile.Os roteiristas capricham cada vez mais e criam história recheadas de suspense, ação,conflitos pessoais e crises existenciais sofridas pelo jovem herói que não sabe o que esperar do seu futuro "incerto". Já em sua 5º temporada a série ganha cada vez mais fãs e qualidade com o passar do tempo.
Enfim uma boa série que possuí suas virtudes onde todos achavam que estariam seus defeitos ao recriar um mito , não tem medo de ousar com um ícone como o Super-Homem e por isso leva ao público um bom entretenimento.
Escrevi o texto acima em 2006. Não me arrependo por nenhuma vírgula pois na época era a minha série favorita e cada novo episódio me empolgava.
Entretanto a decepção com as novas temporadas me faz questionar como algo que era tão bacana pôde se tornar num mero caça-níquel sem qualidade.
Cada vez mais preocupada em enfiar o jovem Clark Kent na mitologia do Super-Homem a série perdeu aquele que era seu principal atrativo, ou seja, conhecermos a personalidade de um herói em formação lidando com conflitos de um jovem comum.Em consequencia disso o que aconteceu foi que vimos de maneira forçada Clark e Lois Lane trabalhando no Planeta Diário sem nem ao menos cursarem uma faculdade de jornalismo somente para citar um exemplo.
Com histórias muito fracas, personagens desencontrados, uma debandada do elenco original ( Michael Rosenbaum, Kristin Kreuk etc.) nas últimas 4 temporadas Smallville perdeu o encanto por acelerar demais o caminho de Clark rumo ao seu destino como protetor do planeta Terra. Mesmo com o fim dessa tortura com a chegada da 10ª temporada o estrago na série chegou a um ponto em que nem mesmo um super-herói pode salva-la...
Desde a 5ª temporada os produtores/diretores do seriado já haviam perdido a mão.Histórias bobas, aparições de super heróis desnecessárias e tramas horríveis, reviravoltas toscas,vê-se em lionel luthor protetor e amigão do clark? Lois Lane no seriado foi terrível tbm. Tudo se perdeu, inclusive a mania do herói usar as mesmas cores de roupa todos os episódios. huahuahu.. bizarro? Não, pior. Gostaria que a séria acabasse com algum crédito. Abraços buddy!
ResponderExcluir