segunda-feira, 23 de agosto de 2010

CULTURA

CULTURA, s.f. Desenvolvimento intelectual; saber; utilização industrial de certos produtos naturais; instituições, costumes e valores de uma sociedade; cultivo.

     A definição do dicionário nos ajuda a compreender, mesmo que de maneira superficial, a abrangência do termo "cultura" e todas as suas interpretações. Mas afinal, o que é cultura?
     Muitas vezes somos testemunhas de situações em que as pessoas afirmam com veemência: "É uma pessoa sem cultura" ou "Que coisa esquisita" (referindo-se a hábitos e costumes de outros países). Tais afirmações, expressam um forte preconceito por julgar inferior ou "estranho" alguém ou algum hábito. Geralmente, e creio que isso faça parte da natureza humana, uma pessoa julga-se melhor que as demais por comer caviar, dirigir um carro importado, viver em uma mansão, frequentar a ópera, cursar escolas caras etc.Tudo isso decorre de um padrão de vida convencionado pelo capitalismo, ou seja, quem não pratica estes mesmos atos são seres "inferiores" e "ignorantes".
     Encontram-se nas supracitadas afirmações grandes erros de julgamento pois cada pessoa, cada povo, tem sua "cultura" ou seja sua maneira de enxergar os fatos da vida e se relacionar com o mundo e todos estão dia a dia aprendendo coisas novas.Tudo depende da maneira como os fatos são apresentados e é extremamente importante que antes de julgarmos devemos no mínimo tentar compreender o que é diferente em cada pessoa, em cada povo.
     Vale ressaltar que a falta de compreensão que é oriunda de julgamentos preconceituosos gera a intolerância e a intolerância é sempre prejudicial para a convivência entre os seres humanos, seja ela em decorrência da religião, etnia, raça etc.
     O importante é aprender que todo ser humano tem sua cultura e essa deve ser respeitada pois nenhuma cultura é melhor ou pior que a outra elas são apenas diferentes.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário